Quem Somos

A A.H.S.A. surgiu quando várias pessoas se juntaram na tentativa de ajudar um jovem que se encontrava com um grave problema de saúde...

Colaboradores da Associação
humanitária solidariedade Albufeira

A A.H.S.A. surgiu quando várias pessoas se juntaram na tentativa de ajudar um jovem que se encontrava com um grave problema de saúde. O jovem, encontrava-se com uma doença muito grave, e para a qual não existia tratamento no nosso país. Após algum tempo houve então uma esperança de cura para o jovem, nos EUA.

Esta situação implicava um enorme dispêndio económico, por parte da família do jovem, que não dispunha de recursos suficientes para suportar gastos tão elevados. Foi então que alguns amigos, entre os quais alguns elementos que fundaram a Associação se juntaram e organizaram uma comissão de apoio, na tentativa de ajudar a família do jovem.

Depois de um pedido solicitado ao Governo Civil, e devidamente aprovado por este, foi efectuado um peditório, que teve muita receptividade por parte da população de Albufeira, à qual tocou a compaixão e solidariedade para com um jovem e sua família que lutavam apenas pela vida. Infelizmente o jovem não conseguiu recuperar e acabou por falecer, pelo que o dinheiro angariado não chegou a ser utilizado. A seguir a esta situação, surgiu outro caso de outro jovem, com uma doença grave, e que precisava de tratamentos muito dispendiosos, aos quais a família não conseguia fazer face, por não dispor de recursos financeiros capazes de suportar os gastos necessários ao tratamento. Deste modo, algum dinheiro que tinha restado foi canalizado para os tratamentos do jovem, na tentativa de mais sucesso desta vez.

Infelizmente também o jovem acabou por falecer, não tendo sido utilizado a totalidade do dinheiro disponível, pelo que o mesmo foi entregue, de acordo com a lei, ao Governo Civil. Após estes casos, os elementos que compunham esta Comissão ficaram a ser conhecidos, e passaram a ser solicitados na resolução de outras situações, surgindo então a ideia de constituir uma Associação que de alguma forma pudesse ajudar aqueles que se encontravam em situação de carência, o que desde logo mereceu o total apoio do Senhor Governador Civil, que entregou a esta Associação a totalidade do valor anteriormente recebido da Comissão envolvida na recolha de fundos para ajuda dos jovens.

Foram então convidadas mais algumas pessoas, e deu-se um passo na criação de uma Associação que demonstrava o carácter solidário e preocupado com os problemas que afectam cada vez mais o Concelho de Albufeira. Como sócios fundadores, encontram-se entre outros, o Dr. Carlos Silva e Sousa , Dra. Sílvia Duarte Correia Rosa, Dra. Paula Pinto Marante, Hélder Sousa, Lurdes Meirinho, Ana Simões Grade, Maria Isabel Rocha, Nuno Guita e o saudoso ex- Presidente da Câmara Municipal de Albufeira Arsénio Catuna.


A Associação foi então constituída por escritura pública no dia 1 de Junho de 1999, com 12 associados, designando-se A.H.S.A. – Associação Humanitária Solidariedade Albufeira. De inicio a A.H.S.A. deu passos pequeninos e tímidos, mantendo-se muito discreta e sem grandes repercussões exteriores sensivelmente durante dois anos. Tal situação deveu-se ao facto de não existir a divulgação necessária junto das entidades próprias, e de a força, e espírito de solidariedade não estar em comum entre todos os elementos constituintes da Associação.

Mas a confiança de alguns dos elementos prevaleceu e o projecto A.H.S.A conseguiu encontrar o seu caminho seguindo em frente. Houve então necessidade de modificações, e no dia 5 de Março de 2002, foram eleitos novos órgãos sociais. O novo presidente delineou um novo projecto que, foi posteriormente apresentado aos restantes elementos constituintes e deu-se início a uma nova fase que viria a dinamizar de forma inigualável o projecto A.H.S.A.

Esse projecto consistia de início no apoio alimentar a famílias carenciadas do concelho de Albufeira, depois de analisada cada situação em particular. Essa análise era efectuada através de entrevista/atendimento, onde cada pessoa teria de apresentar documentos comprovativos da sua situação, fosse desempregado, beneficiário de R.S.I., entre outros.

Deste modo começou então a haver uma maior divulgação das actividades desenvolvidas pela A.H.S.A., nomeadamente através do apoio de alguns meios de comunicação social do concelho, e outros, o que fez com que aumentasse cada vez mais o número de pessoas a recorrer aos préstimos desta Associação. Face a esta situação o grupo que compõe ainda hoje a A.H.S.A. começou a sentir-se cada vez mais motivado e unido com um objectivo comum, desenvolver e alargar este projecto procurando os meios mais adequados para que a A.H.S.A. pudesse voar cada vez mais alto.

Mas para que o projecto fosse avante era necessário recorrer a uma forma de obter recursos financeiros que permitissem dar o passo pretendido, então primeiramente foi necessário angariar sócios, que pagam ainda hoje uma quota anual, mínima de 25€.

Seguidamente passou a participar em alguns eventos com o intuito de angariar fundos, tais como jantares, festas tradicionais, fez-se também rifas, campanhas junto do comércio, donativos de grandes entidades hoteleiras, superfícies comerciais, entre outras actividades que proporcionaram angariar fundos para comprar os alimentos distribuídos a todas a pessoas, que do conhecimento da associação se encontravam em situação de carência. Mas a A.H.S.A. já deu grande passo para o seu reconhecimento e neste momento já é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o que lhe permite usufruir de alguns estatutos como Instituição do Estado.

 


 

 

ÓRGÃOS SOCIAIS

2012-2018


Assembleia

Presidente - Manuel dos Anjos Meirinho

1.ª Secretária - Marília Teresa Branco Augusto Rodrigues

2.ª Secretária - Maria Isabel Silva Rocha

 

Direcção

Presidente - Carlos Augusto Cabrita Santos

Vice-Presidente - Maria de Lurdes Rocha Meirinho

Tesoureiro - Vitor José Correia Maria Vieira

Vogal - Naciolinda Maria Raminhos Arvela

Vogal - Ana Raquel G. E. Guerreiro Chaveiro

 

Conselho Fiscal

Presidente - Ana Maria Simões Grade dos Reis Vieira

1.ª Relatora - Nélia dos Santos Correia Cabrita Santos

2.ª Relatora - Cristina Oliveira Godinho