Centro Social da AHSA

O futuro da AHSA passa necessariamente pela construção do Centro Social no Cerro do Malpique.

O futuro da AHSA passa necessariamente pela construção do Centro Social no Cerro do Malpique.

Este terá as seguintes valências:

- Lar de Idosos para 30 utentes, usufruindo de um centro médico, com serviços de fisioterapia e recuperação; uma Creche para 66 crianças;

- Um Jardim-de-Infância para 75 crianças;

e

- A Sede da AHSA que contempla a administração do Centro Social, uma sala polivalente, o Apoio Domiciliário e o banco de alimentos e roupa.

O edifício do Centro Social desdobra-se em dois espaços independentes: um mais a Norte totalmente dedicado ao Lar de Idosos e outro a Sul onde estarão localizadas a Sede da AHSA, a Creche e o Jardim-de-Infância. Ambos terão um piso base dedicado aos serviços de apoio e estacionamento. 

 


 

PISO -1

No piso -1, acompanhando o nível do passeio encontra-se o acesso ao Lar, os serviços médicos e de enfermagem, ginásio e sala de fisioterapia. No lado oposto, temos o acesso dos utentes ao Banco de Alimentos e de Roupas, e o gabinete da Assistente Social.

 

Na cor laranja estão assinalados todos os serviços de apoio, como cozinhas, armazéns, lavandaria, sala e balneários do pessoal.

 

A partir deste piso, existem vários acessos verticais, que distribuem os funcionários pelas diversas valências, e asseguram a distribuição das refeições.

 

A zona a branco é dedicada ao estacionamento automóvel do apoio domiciliário e funcionários.

 

 


 

PISO 0

No piso 0, encontramos a área destinada à A.H.S.A., com acesso por ambos os lados, bem como ao edifício do Lar, com um carácter de serviço interno.

 

 

No edifício a Norte, ao nível do pátio e do jardim, encontra-se a zona social do Lar, salas de estar e de refeições, salas de ocupação, cabeleireiro, gabinete da direcção, instalações sanitárias e alguns serviços de apoio.

 

 

Existem duas colunas de acessos verticais; uma à esquerda, mais vocacionada para os utentes; e outra de serviço à direita, sendo que ambas constituem caminhos de evacuação.

 


 

PISO 1

No piso intermédio, assinalamos,a azul,o Jardim-de-Infância e respectiva área de recreio com cerca de 350m2. Viradas a Sul, estão as três salas de actividades e uma sala polivalente.

 

 

No lado Norte situa-se o refeitório, a copa, vários gabinetes e a recepção. As salas foram desenhadas de modo a iar-se um espaço quase privado de acesso facilitado às instalações sanitárias e aos arrumos, favorecendo um maior controlo por parte das educadoras.

 

No Lar, este será o primeiro piso de quartos, 5 duplos e 5 simples, com uma sala de estar e respectiva copa, todos com varanda e usufruindo de exposição solar a Sul.

 

Mais a Norte haverá todo um conjunto de espaços de apoio,desde o banho assistido ao quarto do vigilante, passando pela rouparia, sujos e arrumos de material de limpeza.

 


 

PISO 2

No piso ao nível da rua de cima, situa-se, no edifício Norte, mais um piso de quartos para o Lar e no edifício Sul, a Creche.

 

Tal como no Jardim-de-Infância, as quatro salas de actividades ficarão voltadas a Sul e terão um pequeno terraço, que servirá de protecção solar às salas no piso inferior.

 

Voltadas para o Lar teremos as salas do berçário, a copa e o refeitório.

 

Os gabinetes das educadoras, direcção, acolhimento de pais e sala de quarentena localizam-se á entrada.

 

O recreio ocupará o “miolo” do edifício, permitindo um maior controlo das crianças.

 


 

 

Este projecto é a concretização de um sonho que a AHSA alimenta há longa data. A construção destas novas valências irá abrir novas portas à Instituição e vai, certamente, prestar um serviço imprescendível e de qualidade ímpar a toda a população do Concelho de Albufeira.